Apoie o DCM

4. Patriota e servidores dão ‘abraço’ no Itamaraty após atos de vandalismo

[titulo id=4]

[saibamais leia]

IG

[/saibamais]

original_Os_ministros_das_Relações_Exteriores_Antonio_Patriota_e_dos_Direitos_Humanos_Maria_do_Rosário_participam_com_servidores_do_abraço_simbólico_ao_Palácio_ItamaratyO ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, marcou para a tarde desta sexta-feira (21) um ato de abraço simbólico ao Palácio Itamaraty, depredado por vândalos durante protestos realizados em Brasília na noite de ontem.

Comunicado do ministério informa que o evento foi sugerido “espontaneamente pelos servidores”.

O Itamaraty informou ainda que a Polícia Federal iniciou perícia nas instalações do Palácio na manhã desta sexta.

O prédio foi inaugurado em 1970 e é uma das obras mais conhecidas de Oscar Niemeyer. “O Ministério das Relações Exteriores continua a saudar as reivindicações legítimas dos manifestantes e conclama todos a exercerem seu direito constitucional de forma pacífica e sem violência”, diz a nota.

O saldo das depredações no Palácio Itamaraty é 60 vidraças quebradas, vidros pichados, acúmulo de lixo e fios de eletricidade danificados.

O acervo de obras do palácio não foi atingido.

Uma das janelas da sala do porta-voz o embaixador Tovar da Silva Nunes foi pichada com a seguinte inscrição: “Viva a Revolução”.

Em apoio às manifestações pacíficas, o embaixador decidiu manter a pichação. “São legítimas e democráticas as manifestações. Mas o Itamaraty repudia os protestos que se transformam em arruaças e badernas”, disse Tovar.
[final]