Apoie o DCM

4.Protestos preocupam polícia em funeral de Thatcher

[titulo id=4]

[saibamais leia]

BBC
[/saibamais]

383940-365Diante da ameaça de protestos, um comitê composto por representantes do governo, da polícia, do serviço secreto MI5 e da família real se reunirá diariamente para organizar o esquema de segurança do funeral da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher.

A polícia ainda não divulgou o número de oficiais que farão a segurança do cortejo fúnebre que levará o caixão de Thatcher pelas ruas de Londres, de Westminster até a Catedral de São Paulo, no centro da cidade, na próxima quarta-feira, dia 17.

O trânsito ficará interrompido ao longo de todo o trajeto, que será acompanho por militares das três forças armadas.

De acordo com o diário britânico The Guardian, um dos focos da operação policial será conter potenciais ameaças de dissidentes republicanos irlandeses e de simpatizantes da esquerda.

A Polícia Metropolitana de Londres fez um apelo para que grupos que estejam planejando manifestações no dia do funeral entrem em contato para garantir que o direito de protestar seja respeitado bem como o direito dos que prestarão a última homenagem à polêmica ex-premiê.

Segundo o jornal The Independent, policiais estão monitorando sites de mídia social e fóruns na internet com o objetivo de descobrir se há planos por parte de manifestantes de usar o dia do funeral para protestar contra o legado de Thatcher.

Nos últimos dias, forças policiais foram acionadas em várias partes do país para conter manifestações e “festas” em comemoração à morte de Thatcher, que governou entre 1979 e 1990.
[final]