46 entidades médicas desmentem Bolsonaro e reforçam importância do uso da máscara
Do UOL

Em um dos momentos mais críticos da pandemia de covid-19 no Brasil, 46 entidades médicas divulgaram hoje (28) um manifesto reforçando a importância de medidas para conter a disseminação do vírus, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.
Entre as entidades que assinam a nota estão a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, de Cardiologia, Infectologia, Pediatria, entre outras. Também apoiam o manifesto a Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu e entidades no Amazonas, Alagoas, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Paraná e outros estados.
“É urgente que as medidas efetivas para diminuir a transmissão da doença sejam assumidas pela população como compromisso social para diminuir a possibilidade do surgimento de novas variantes do vírus e o colapso total dos serviços de saúde de todo país”, diz o manifesto.
A nota também defende a importância de orientar a população com informações seguras e afirma que direcionamentos contrários à ciência “desconstroem, confundem e agravam a situação do país”. As entidades dizem ainda que a vacinação no Brasil “caminha a passos lentos e de forma descontínua, retardando seus efeitos benéficos”.
(…)