Apoie o DCM

5. Brasil vai submeter médicos de Espanha, Cuba e Portugal a exame especial

[titulo id=5]

[saibamais leia]

Publico

[/saibamais]

ertO Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, afirmou neste sábado que os médicos de Espanha, Cuba e Portugal que o país quer contratar para as zonas mais carentes serão submetidos a um exame especial de validação do diploma.

“Estamos preparando um modelo de avaliação desses médicos porque queremos profissionais bem formados, com capacidade de atuar, que conheçam os problemas de saúde do nosso país”, disse o ministro durante o lançamento de uma campanha de vacinação contra a poliomielite no Rio de Janeiro.

As declarações de Padilha surgem na sequência das críticas de algumas entidades brasileiras sobre a ideia de contratar médicos de fora do país.

Padilha disse que o Brasil precisa de médicos estrangeiros para reduzir uma falta de 13 mil profissionais nas áreas suburbanas e em cidades do interior.

Representantes do Ministério da Saúde do Brasil já mantiveram contatos para tratar da questão com autoridades portuguesas e espanholas, em maio, durante o encontro anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra.

Inicialmente, o governo brasileiro queria contratar seis mil médicos, sobretudo cubanos, para preencher as vagas em locais carentes.

As associações médicas brasileiras mostraram-se contrárias à entrada dos médicos cubanos, e exigiram que os estrangeiros passassem pelo exame de validação do diploma.

Depois das críticas, o governo brasileiro descartou a revalidação automática de diplomas e optou por dar prioridade a espanhóis e portugueses, sugerindo que eles poderiam trabalhar por três anos sem a validação do diploma.

A Ordem dos Médicos de Portugal considerou desprestigiante para os clínicos portugueses a proposta do governo brasileiro.
[final]