Apoie o DCM

6. Partido de Thatcher estava dividido em 1982 sobre as Malvinas, informam documentos recém-liberados

[titulo id=6 tit=”6. Partido de Thatcher estava dividido em 1982 sobre as Malvinas, informam documentos recém-liberados”]
[really_simple_share]

[saibamais leia]

BBC

[/saibamais]

taNo início da crise das Malvinas, em 1982, alguns dos principais líderes britânicos foram inicialmente céticos sobre a conveniência de ir para a guerra, revelam documentos recém-publicados do arquivo pessoal da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher.

Os documentos foram divulgados pela Faculdade Churchill da Universidade Cambridge.

Um deputado conservador disse que os britânicos estavam “cometendo um grande erro que iria fazer parecer Suez coisa de criança”, numa referência à fracassada intervenção militar do Reino Unido no Canal de Suez, em 1956.

Outro parlamentar sugeriu que se permitisse que a  Argentina ficasse com as ilhas com o “menor barulho possível”.

O arquivo inclui notas manuscritas de funcionários do governo que deram más notícias.

Aparentemente, algumas vezes Thatcher não pôde controlar seu sofrimento. Um auxiliar seu na época afirma que ela caiu em lágrimas nos bastidores de um evento ao receber a notícia de que o navio britânico Sheffield tinha sido afundado com um míssil Exocet.

Foram necessários 40 minutos para ela se acalmar, segundo o auxiliar. “Ela estava muito triste com o envio de soldados britânicos para a morte e chorou em silêncio.”

[final]