5. Partido Wikileaks estreia e anuncia Julian Assange para o senado na Austrália
[titulo id=5]
[saibamais leia]
Revista Galileu
[/saibamais]
Foi lançado oficialmente neste sábado o Wikileaks Party (Partido Wikileaks), projeto que levará para a política partidária os ideais de transparência e democracia do controverso site de vazamento de dados.
Com a legenda, o fundador Julian Assange concorrerá ao cargo de senador no seu país natal, a Austrália com boas chances, segundo pesquisas conduzidas no final do ano passado.
“Defenderemos causas como a privacidade, a garantia e a expansão das liberdades individuais e o fim da cultura do segredo na política”, diz o advogado australiano Gregory Barns, designado para chefiar o escritório do Partido Wikileaks.
Os escritórios em Melbourne que servirão como base do partido foram providenciados por um filantropo australiano, Philip Wollen, ex-executivo do Citibank que hoje se dedica principalmente à causa ambiental e à proteção dos animais.
“Assange busca expor governos e instituições que quebram as regras e agem de maneira irresponsável. Quando o partido pediu minha ajuda, concordei em doar o espaço para que eles se estabelecessem e em ajudar na campanha por mais transparência na vida pública”, diz Wollen.
As eleições australianas acontecem no próximo dia 14 de setembro. Se conseguir o número necessario de votos, Assange pode comecar a exercer a função a partir de julho de 2014.
[final]