5. Tempo gasto na leitura de notícias em tablets já iguala o de jornais
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Um relatório publicado ontem, intitulado World Press Trends (Tendências Mundiais da Mídia), revela que o consumo de notícias nos tablets já é igual ao dos jornais.
Os dados foram apresentados num seminário internacional de companhias mídia realizado em Bangcoc.
Tablets e celulares já respondem por 20% das páginas vistas em áreas do mundo onde esse tipo de informação é disponível.
Durante o ano passado, a circulação de jornais diminuiu 6,6 % na América do Norte, 5,3 % na Europa Ocidental e 8,2 % na Europa Oriental. Na América Latina, a circulação permaneceu estagnada.
Num espaço de cinco anos, as estatísticas mostram que a circulação diminuiu 13% na América do Norte e 25% na Europa Ocidental.
As receitas de publicidade dos jornais caíram 2% a nível mundial em 2012, de acordo com o relatório. Desde 2008, a queda é de 22%.
Nos Estados Unidos, o quadro é particularmente dramático: a publicidade caiu 42% nos últimos cinco anos.
Parte do declínio dos EUA se deve à redução acentuada de anúncios classificados nos jornais. Hoje, 80% dos classificados estão na mídia digital.
Conteúdo pago é um fluxo crescente de receita, afirma o relatório, com quase metade das editoras dos Estados Unidos agora cobrando por algum conteúdo.
O relatório afirma que “o maior desafio para os editores continua a ser como aumentar o engajamento do público em plataformas digitais.”
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