Apoie o DCM

56% dos eleitores rejeitam comportamento de Bolsonaro, diz BTG/FSB

Presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Ueslei Marcelino

De acordo com a pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (12), 56% dos eleitores rejeitam o presidente Jair Bolsonaro (PL) devido ao seu comportamento.

A rejeição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também cresceu um ponto e ficou em 47%, o mesmo percentual de Ciro Gomes (PDT), que perdeu dois pontos e ficou com 47%. Simone Tebet (MDB) tem 37% de rejeição.

A pesquisa aponta também que Lula segue na liderança da corrida à Presidência com 41% das intenções de voto. Bolsonaro oscilou um ponto para cima, de 34% para 35%, desde a última pesquisa. A vantagem entre os adversários é de seis pontos, dois a menos do que o registrado há uma semana.

“A três semanas do 1º turno, o presidente Jair Bolsonaro vê pouca melhora na avaliação do governo e na taxa de aprovação da sua forma de governar. Essa relativa estabilidade é hoje uma das barreiras que impede que mais eleitores cogitem votar pela reeleição do presidente, o que mantém bastante estáveis os cenários de intenção de voto no 1º e no 2º turno”, diz Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, à Veja.

Em um possível cenário no 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista registrou 51% e o atual presidente 38%.

O instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo banco BTG Pactual e está registrada como BR-06321/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link