Apoie o DCM

6. Ascensão alemã ameaça hegemonia espanhola no futebol europeu

[titulo id=6]

[saibamais leia]

DW
[/saibamais]

SOCCER-C1-FINAL-BAYERN MUNICH-VALENCIAA última vez que um clube alemão conquistou a Liga dos Campeões da Europa foi em 2001, quando o Bayern de Munique derrotou o Valencia nos pênaltis.

Desde então, nenhuma equipe da Bundesliga ganhou qualquer título internacional, nem na Liga dos Campeões, nem na Copa da UEFA – atual Liga Europa.

Nesse mesmo período de 12 anos, os clubes espanhóis se revelaram verdadeiros colecionadores de títulos. Ao todo, venceram quatro vezes a Liga dos Campeões – Real Madrid em 2002, Barcelona em 2006, 2009 e 2011 – e cinco vezes a Liga Europa – Valencia em 2004, Sevilla em 2005 e 2006, Atlético de Madrid em 2010 e 2012.

E, claro, nos últimos anos a seleção espanhola tem reinado absoluta no cenário internacional. Além de ser campeã mundial (2010), a equipe da “Fúria” detém o bicampeonato da Copa da Europa (2008 e 2012).

Quanto aos alemães, sua última conquista europeia foi em 1996, quando a seleção comandada por Berti Vogts derrotou a Inglaterra na final da Eurocopa. E em 1990, a equipe de Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann conquistou o último mundial para seu país, ao derrotar a Argentina de Maradona e Caniggia.

Como se pode observar, o retrospecto é extremamente favorável à Espanha; não restam dúvidas sobre sua superioridade nos últimos anos.

Ainda assim, após a eliminação do Barcelona e do Real Madrid na última semifinal da Liga dos Campeões, já se fala em uma “troca da guarda” no topo do futebol europeu, com os alemães assumindo a ponta.

No entanto, uma análise mais aprofundada da relação de forças entre essas duas potências não permite afirmar com clareza a mudança na supremacia do futebol europeu. Ao menos enquanto a seleção alemã do técnico Joachim Löw não conquistar nenhum título.

A superação do Real Madrid pelo Dortmund é, sem dúvida, um fato notável, mas nos últimos anos a equipe madrilenha não tem sido uma das mais fortes entre os grandes do futebol europeu. Quem reinava absoluto era seu grande rival, o Barcelona.

Por essa razão, a humilhação imposta pelo Bayern à equipe de Lionel Messi e companhia das semifinais, contabilizando 7 a 0 nos dois jogos, constitui um resultado muito mais importante. Esse, sim, pode ser um sinal significativo de redefinição de forças, na luta pela supremacia do futebol europeu.

Oliver Kahn, ex-goleiro do Bayern de Munique e da seleção alemã, afirma que “o Barcelona ditou o padrão pelo qual muitos no mundo do futebol se orientaram. Muitas equipes adotaram sua maneira de jogar e são agora capazes de derrotá-los utilizando suas próprias armas.
[final]