Apoie o DCM

6. Cemitérios se recusam a enterrar suspeito de atentado em Boston

[titulo id=6]
[saibamais leia]

MSN

[/saibamais]

130425-tamerlan-tsarnaev-4x3.photoblog600A família de Tamerlan Tsarnaev, um dos acusados pelo atentado contra a Maratona de Boston, estava com dificuldades nesta segunda-feira para encontrar um local para enterrar o corpo dele, já que vários cemitérios de Massachusetts se recusaram a aceitá-lo.

Tsarnaev, de 26 anos, foi morto em um confronto com a polícia em 19 de abril, quatro dias depois do atentado que, segundo as autoridades norte-americanas, ele e o irmão mais novo armaram contra a maratona, matando três pessoas e ferindo outras 264.

Parentes disseram querer que Tsarnaev seja enterrado na região, mas diversos cemitérios rejeitaram o sepultamento. O governador do Estado, Deval Patrick, declarou nesta segunda-feira que não vai se envolver nessa questão.

De acordo com os princípios da religião muçulmana, o corpo não pode ser cremado, procedimento adotado no caso de criminosos notórios, como o responsável pelo atentado de Oklahoma City, Timothy McVeigh.

“A situação como um todo não tem precedentes”, disse um porta-voz da associação que congrega dirigentes de serviços funerários, David Walkinshaw.

“O desafio aqui é que não há como exigir que um cemitério permita um enterro em sua área”, afirmou Walkinshaw.

O corpo de Tsarnaev foi levado para a casa funerária Graham Putnam & Mahoney Funeral Parlors, em Worcester, na semana passada, depois de permanecer mais de uma semana sob exames de especialistas em Boston.

O proprietário da casa funerária, Peter Stefan, que também preside um conselho encarregado de supervisionar serviços funerários e de embalsamamento em Massachusetts, tem sido alvo de protestos, mas argumenta que tem a obrigação de aceitar os restos mortais de Tsarnaev.

O tio de Tsarnaev, Ruslan Tsarni, afirmou no domingo que seu sobrinho deveria ser enterrado em Massachusetts, que é seu lar.

Os pais de Tsarnaev, russos da etnia chechena que retornaram à Rússia há vários anos, sugeriram em várias entrevistas e reportagens que seu filho deveria ser enterrado em Cambridge, ou então ser levado de volta à Rússia.

[final]