6. Chef é expulso da Nova Zelândia por ser gordo
[titulo id=6]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Autoridades na Nova Zelândia disseram a um chef sul-africano que ele é muito gordo para viver no país. Os funcionários da imigração afirmaram que Albert Buitenhuis, que pesa 130 kg, não tem “um padrão aceitável de saúde.” Ele agora enfrenta a ameaça de expulsão da cidade de Christchurch, onde mora há seis anos.
A Nova Zelândia tem uma das mais altas taxas de obesidade no mundo desenvolvido, com cerca de 30% das pessoas com excesso de peso. Buitenhuis e sua esposa, Marthie, mudaram-se da África do Sul para Christchurch em 2007. Na época, o chef pesava 160 kg. Até agora, os vistos anuais de trabalho tinham sido renovados com “muito pouco problema”, disse a esposa.
Mas, no início de maio, o casal foi informado que seu visto de trabalho tinha sido recusado por causa de peso dele. “A ironia é que, no momento, ele pesa menos do que quando chegamos pela primeira vez na Nova Zelândia”, disse a mulher. O casal apelou ao ministro da Imigração da Nova Zelândia, citando a recente perda de peso do chef.
“É importante que todos os migrantes tenha um padrão aceitável de saúde para minimizar os custos e demandas dos serviços de saúde da Nova Zelândia”, disse um porta-voz do departamento de imigração.
[final]