Apoie o DCM

6. Livro revela como o programa Bolsa Família transformou a vida de mulheres

[titulo id=6]

[saibamais leia]

Unisinos
[/saibamais]

bolsaMais de uma centena de mulheres beneficiárias do Bolsa Família contam, num livro, suas vivências e aprendizados com os recursos transferidos regularmente pelo governo federal no âmbito de seus mais extenso programa destinado a mitigar a pobreza.

Os relatos trazem à luz resultados mais abrangentes na vida dessas mulheres que a subsistência proporcionada pelo auxílio financeiro.

O recebimento da renda monetária e o controle exercido por elas sobre o dinheiro – pois são as titulares do cartão que permite sacar o benefício na boca do caixa – modificaram substancialmente a percepção que tinham sobre a própria vida.

Houve ganho de autonomia e liberdade de escolha, de dignidade e respeitabilidade na vida local. Elas passaram a ter voz em regiões secularmente identificadas com a submissão feminina.

As mudanças no universo feminino do Bolsa Família constituem os achados de um estudo desenvolvido a quatro mãos pela socióloga Walquiria Gertrudes Domingues Leão Rêgo, professora titular do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e pelo filósofo italiano Alessandro Pinzani, professor adjunto de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.

Concebida com a finalidade de averiguar se, como e em que medida a nova renda e sua regularidade incidiam sobre a vida cotidiana das famílias e, em particular, das mulheres, a pesquisa completa estará disponível em breve no livro Vozes do Bolsa Família, a ser lançado pela Editora Unesp.
[final]