Apoie o DCM

6 minutos de escuridão total: prepare-se para o eclipse solar mais longo do século

Eclipse solar total em 2024 visto de Mazatlán (MX). Foto: Rerprodução/OGlobo

O maior eclipse solar do século XXI será visível no dia 2 de agosto de 2027. O fenômeno, confirmado pela NASA, ocorrerá em uma segunda-feira e trará mais de seis minutos de escuridão completa em algumas regiões do planeta. Ele poderá ser observado de forma ampla no hemisfério oriental, mas a fase de totalidade só será perceptível dentro de uma faixa específica de sombra.

Essa faixa atravessará dez países, começando na Espanha e se estendendo por Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália, segundo o site Eclipse Wise. Já em outras partes da Europa, da África e do sul da Ásia, o eclipse poderá ser acompanhado apenas parcialmente, sem o efeito completo do bloqueio da luz solar.

De acordo com o portal Space, a duração extraordinária da totalidade faz com que o evento seja chamado de “eclipse do século”. A Lua cobrirá o Sol por até 6 minutos e 22 segundos, superando eclipses recentes, como o de abril de 2024, que teve um máximo de 4 minutos e 28 segundos. A largura da faixa de sombra também será maior que a usual, já que a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu.

Esse espetáculo, resultado do alinhamento entre Sol, Lua e Terra, deve proporcionar tanto a cientistas quanto ao público uma experiência única e rara neste século. No auge do fenômeno, a região de totalidade terá cerca de 258 quilômetros de largura e se estenderá por 15.227 quilômetros de trajeto, cobrindo aproximadamente 2,5 milhões de quilômetros quadrados da superfície terrestre.