Apoie o DCM

6. Presidente da Câmara promete “enterrar” cura gay semana que vem

[titulo id=6]

[saibamais leia]

Congresso em Foco

[/saibamais]

cura-gay-2O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), prometeu na tarde desta quarta-feira “enterrar” o projeto que libera psicólogos para atenderem homossexuais que desejam reverter sua orientação sexual, a chamada “cura gay”.

A proposta foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na semana passada e ainda precisa ser analisada por outros dois colegiados antes de chegar a plenário.

“Ele disse que vai enterrar a cura gay na semana que vem”, afirmou Rodolfo Mohr, do movimento Juntos por Outro Futuro, que participou de uma reunião com o presidente da Câmara.

A informação foi confirmada pela assessoria de Henrique Alves.

A intenção do presidente da Câmara seria aproveitar uma brecha no regimento da Câmara e levar o texto direto a plenário. Para isso acontecer, é necessário aprovar um requerimento de urgência.

O Projeto de Decreto Legislativo 234/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), permite a psicólogos tratarem a homossexualidade como uma doença.

A proposta revoga resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe os profissionais da área a aconselharem gays em um processo para virar heterossexuais.

Este foi o primeiro projeto aprovado na CDH desde que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito presidente.

Antes a comissão só tinha aprovado requerimentos de audiência pública e moções de apoio e repúdio.
[final]