6. Tomada de Qusair sugere que governo ganha força na guerra civil na Síria
[titulo id=6]
[saibamais leia]
[/saibamais]
A tomada da cidade síria de Qusair, um dos bastiões dos rebeldes, por forças leais ao presidente Bashar al-Assad nesta quarta-feira significa uma mudança na dinâmica do conflito no país, que já se estende por mais de dois anos.
Fica fortalecida a percepção de que as forças do governo vêm ganhando terreno nas últimas semanas.
Para os rebeldes, a perda do controle sobre a cidade revela que uma vitória sobre as forças de Assad está cada vez mais distante.
Muitos dos principais combates na guerra civil síria vêm ocorrendo em rotas de abastecimento bem como em cidades próximas a essas vias.
O caso de Qusair é exemplar neste sentido. A localização da cidade é crucial para ambas as partes envolvidas no conflito.
Qusair é um entreporto de envio de armas para os rebeldes sírios vindas do Líbano. A cidade também fica perto de vias de abastecimento importantes para as forças do governo.
A batalha de Qusair mostrou ainda a importância dos militantes do movimento xiita libanês Hezbollah, que aderiu ao conflito ao lado do presidente Bashar al-Assad.
Temerosos de uma possível escalada do conflito, diplomatas vêm concentrando esforços em organizar uma conferência de paz em Genebra.
Mas a ofensiva em Qusair acabou por sufocar tais tentativas.
[final]