7. Governo da Argentina lança marca própria de roupas para tentar conter alta de preços
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RBA
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O governo da Argentina vai lançar no próximo mês uma marca própria de roupas como forma de empurrar para baixo os preços no setor. A previsão é que Nacional y Popular (NyP) venda calçados, calças, camisas, camisetas e meias com preços até 30% mais baixos que os das empresas tradicionais.
As cadeias de supermercados adaptarão os preços das marcas próprias aos da NyP. Segundo o jornal Página12, existe o risco de que a produção tenha quantidade insuficiente para cumprir esta tarefa.
A ideia é que nenhuma peça custe mais de 100 pesos – equivalente a R$ 38. Descontados impostos e gastos, os supermercadistas terão uma margem de lucro de 15%.
O governo vai lançar a iniciativa em 25 de maio, Dia da Independência. Trata-se de uma nova tentativa de conter a alta de preços, uma questão histórica da economia argentina e que não foi resolvida pelos governos de Néstor e Cristina Fernández de Kirchner.
A inflação oficial no ano passado foi de 10,8%, mas ao menos desde 2007 há suspeitas de manipulação por parte do Instituto Nacional de Estatísticas.
Também para combater o problema, o governo tenta acertar a criação de uma marca própria de cartão de crédito. A taxa de juros da Supercard terá teto de 22% de juros ao ano, em uma tentativa de forçar as outras empresas a baixarem seus juros.
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