7. Como slogans publicitários acabaram dominando manifestações
[titulo id=7]
[saibamais leia]
[/saibamais]
O uso nos recentes protestos das frases “Vem pra rua” e “O gigante acordou” ─ ambas slogans publicitários ─ pode ser explicado pela mobilização dos manifestantes por meio das redes sociais e mostra a apropriação das mensagens publicitárias para um contexto político.
A campanha “#vemprarua”, transformada em hashtag em sites de rede social como Twitter, Facebook e Instagram, foi criada pela Fiat para a Copa das Confederações.
A frase também saiu da internet para estampar cartazes exibidos em cidades de todo o país, ao lado de outro slogan publicitário, “o gigante acordou”, que aparece em um video publicitário da marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançado em outubro de 2011.
O vídeo, que na última semana passou a receber comentários de manifestantes exaltando os protestos em sua página do YouTube, mostra o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, levantando-se como um gigante, em alusão à ideia de que o Brasil é “um gigante adormecido”.
A imagem do “gigante adormecido” se tornou famosa a partir do livro As viagens de Gulliver, de 1726, do escritor irlandês Jonathan Swift.
Nela, Gulliver chega à ilha de Lilliput, habitada por seres diminutos. Ao adormecer, ele é amarrado pelos lilliputeanos e fica impossibilitado de se mover, mesmo sendo “um gigante”.
No Brasil, a expressão “o gigante acordou” também apareceu em cartazes na Marcha pela família com Deus e pela liberdade, série de manifestações públicas organizadas por setores conservadores em 1964.
[final]
