Apoie o DCM

7. Jornalismo inglês precisa de ‘choque ético’

[titulo id=7]

[saibamais leia]

Guardian
[/saibamais]

Rebekah-BrooksO jornalista Phil Harding, ex-diretor de Política Editorial da BBC, está lançando um livro sobre as lições que o escândalo dos tabloides trouxeram ao jornalismo britânico.

O livro se chama ‘Depois de Leveson’, numa alusão ao sobrenome do juiz que comandou as discussões sobre os excessos do jornalismo na Inglaterra.

Harding defende que cada grande organização jornalística deve fazer agora um profundo mergulho em ética.

“Quase todas as pessoas que entrevistei para o livro — que incluiu editores e executivos das grandes publicações – se sentiram envergonhadas sobre o que ocorreu”, diz Harding. “Para elas, as revelações feriram a integridade de sua profissão. A maioria concordou que há necessidade de mudanças, e as questões éticas do jornalismo devem receber prioridade absoluta”.
[final]