7. Polícia revela detalhes do resgate das três garotas sequestradas de Cleveland
[titulo id=7]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Autoridades dos Estados Unidos revelaram mais detalhes sobre o resgate de três mulheres nesta terça-feira na cidade de Cleveland, no Estado americano de Ohio (nordeste do país), cerca de dez anos após terem desaparecido.
Três irmãos foram presos em conexão com o caso: Ariel Castro, de 52 anos, motorista de ônibus escolar, Pedro, 54, e Onil, 50.
Amanda Berry foi vista pela última vez em 2003, aos 16 anos e Gina DeJesus desapareceu aos 14 anos, em 2004. A terceira mulher, Michelle Knight, tinha 19 anos quando foi sequestrada, em 2002.
Quando os amigos e vizinhos fizeram uma vigília no mês passado, para marcar o nono ano do desaparecimento Gina DeJesus ‘, Ariel Castro estava lá, confortando sua mãe.
A polícia de Cleveland admitiu que nos últimos anos atendeu dois chamados na casa utilizada como cativeiro, em 2000 e 2004, mas nunca houve suspeitas de que as três jovens eram mantidas no local.
As autoridades acreditavam que as garotas estavam mortas. A mãe de uma das vítimas acreditava que ela havia sido traficada como escrava.
As três jovens foram resgatadas nesta terça-feira após um vizinho, Charles Ramsey, ter ouvido Amanda Berry gritando e chutando uma porta, enquanto o suposto sequestrador não estava em casa.
Ramsey ajudou a arrombar a porta para que a jovem pudesse pular sair do cativeiro. Amanda então ligou para a polícia da casa do vizinho. “Quando a polícia chegou, ela disse que havia duas outras meninas dentro da casa”, disse Ramsey.
A polícia de Cleveland diz que as mulheres estão bem de saúde, apesar de terem sido levadas a um hospital. Uma delas, Amanda, teve um bebê em seu período no cativeiro.
A última vez que Amanda dera notícias, dez anos atrás, havia sido para dizer que havia conseguido uma carona para voltar do trabalho, em uma lanchonete, para casa.
Gina DeJesus estava supostamente a caminho de casa, voltando da escola, quando desapareceu. A avó de Deborah Knight disse a um jornal de Cleveland que anos atrás as autoridades concluíram que sua neta havia fugido de casa.
Esses casos haviam sido reabertos no ano passado, quando um prisioneiro disse às autoridades que Berry teria sido enterrada em Cleveland. Ele acabou sendo condenado a quatro anos e meio de prisão pelo falso testemunho.
De acordo com o chefe da policia de Cleveland, Michael McGrath, foi graças às “corajosas ações” de Amanda que as três mulheres sobreviveram.
A polícia também informou que, no ano de 2000, o próprio Ariel Castro chamou as autoridades para conter uma briga em sua rua, mas nenhuma prisão foi feita e nada de suspeito foi reportado.
Já em 2004, a polícia ligou para a casa de Castro – e ninguém atendeu – depois que policiais haviam sido alertados por assistentes sociais de que uma criança havia sido deixada em frente a uma loja, dentro de um ônibus escolar que estava sendo conduzido por Castro. As autoridades, depois, concluíram que não houve intenção criminal.
O prefeito de Cleveland, Frank Jackson, disse há ainda muitas questões acerca deste caso que precisam ser esclarecidas, entre elas o porquê e como as jovens foram sequestradas e como ninguém denunciou que elas estavam naquela vizinhança por tanto tempo.
[final]
