Apoie o DCM

7. Sobras de alimentos são usadas no combate à obesidade infantil no Brasil

[titulo id=7]

[saibamais leia]

BBC

[/saibamais]

US-child-obesity-reduction-program-testHá 30 anos, uma mistura que aproveitava sobras de alimentos começava a mudar as estatísticas de desnutrição no Brasil.

Ela recebeu o nome de ‘multimistura’.

“A multimistura foi vista como ‘poção mágica’. Naquela época, Zilda Arns tinha como meta o combate à mortalidade e à desnutrição infantil”, lembra Paula Pizzato, nutricionista da Pastoral da Criança.

O composto feito à base de farelo de trigo, pó da casca de ovo e folhas de mandioca deu à Pastoral da Criança reconhecimento mundial.

Com a médica Zilda Arns à frente do projeto, a multimistura salvou a vida de milhares de crianças no Brasil.

Mas a história mudou: o crescimento econômico do país se refletiu nos hábitos alimentares dos brasileiros.

“Hoje, com a mudança do quadro, o desafio é outro”, diz Paula. Isso exigiu um novo foco para o organização, que atende 1,4 milhão de famílias em todo o país.

O reaproveitamento das sobras alimentares agora tem como destino o combate à obesidade infantil e a reeducação alimentar.

Metade da população brasileira apresenta sobrepeso. As crianças são especialmente atingidas, com triglicerídeos, pressão e colesterol altos.

Para a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Emília Pacheco, a mudança de foco de atuação da Pastoral da Criança é um reflexo da realidade do país, que diminuiu a desnutrição infantil nos últimos anos, mas também viu crescer os índices de obesidade entre crianças.

“O alcance e a credibilidade da Pastoral, que foram fundamentais na redução da desnutrição entre as crianças, serão importantíssimos na articulação de ações – do governo e da sociedade – para o controle, prevenção e redução da obesidade infantil” , diz ela.

Apesar da mudança de estratégia, o aproveitamento das sobras alimentares continua sendo prioridade para a Pastoral.

O maior desafio para diminuir o desperdício de alimentos no Brasil é aumentar o consumo de alimento natural, que ainda é muito pequeno quando comparado ao alimento industrializado.
[final]