7. Vendas de computadores pessoais têm queda recorde
[titulo id=7]
[saibamais leia]
DW
[/saibamais]
As vendas de computadores pessoais (PCs) tiveram no primeiro trimestre deste ano uma redução de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado, a maior queda desde que, em 1994, a empresa de pesquisas International Data Corp (IDC) começou a medir o volume de transações.
A retração foi duas vezes superior ao que se esperava. No total, entre janeiro e março de 2013 foram vendidos 76,3 milhões de PCs, marcando o quarto trimestre consecutivo de quedas na comparação anual.
Outra empresa de consultoria, a Gartner Inc, observou uma queda de 11%. A diferença entre os números das duas empresas se deve a distintas definições de computador pessoal adotadas por elas. Ambas baseiam seus dados a partir das remessas saídas das fábricas, que, em geral, equivalem ao volume de vendas no varejo.
A IDC observa que a preferência por smartphones e tablets continua a redirecionar os gastos dos consumidores. Além disso, os fabricantes de PCs não incluíram nas máquinas novos avanços como telas sensíveis ao toque ou ultrafinas
[final]