7. Vendas do livro 1984 de George Orwell disparam com escândalo de espionagem
[titulo id=7]
[saibamais leia]
[/saibamais]
A loja virtual Amazon registrou um aumento nas vendas do livro 1984, de George Orwell, após o vazamento de informações de programas secretos do governo dos Estados Unidos para espionar ligações e informações de cidadãos americanos e de outras partes do mundo.
No índice Amazon Movers & Shakers, que aponta as obras que tiveram maior variação de vendas nas últimas 24 horas, o livro escrito em 1948 teve um crescimento de vendas de 4000% em apenas uma hora.
No enredo de 1984, as pessoas estão sob vigilância constante do “Grande Irmão” (na versão original, o “Big Brother”), que controla os movimentos dos cidadãos por câmeras espalhadas pela cidade.
Mensagens nas ruas lembram que “O Grande Irmão está te observando”.
Orwell escreveu o livro em alusão aos regimes totalitários que sugiram durante a primeira metade do século XX, como nazismo alemão, o fascismo italiano e o stalinismo soviético.
Esse controle absoluto das liberdades individuais foi lembrado com o vazamento da operação PRISMA, nome dado ao suposto programa desenvolvido pela Agência Nacional de Segurança americana para revelar informações de cidadãos de todo o mundo que utilizam serviços de grande empresas dos Estados Unidos, como Apple, Microsoft, Google e Facebook.
[final]
