Apoie o DCM

70% dos alunos no Brasil admitem uso de IA no ensino médio

Alunos usando celulares em sala de aula. Foto: reprodução

Sete em cada dez estudantes do ensino médio admitem utilizar ferramentas de inteligência artificial generativa para realizar trabalhos escolares. Os dados são da pesquisa TIC Educação, divulgada nesta terça-feira (16) pelo Cetic.br, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. O estudo entrevistou 7.476 alunos de 1.023 escolas públicas e privadas.

A pesquisa mostra que apenas 32% dos alunos relatam ter recebido orientação da escola sobre o uso dessas tecnologias. “O processo de ensino está passando por uma transformação acelerada, mas não temos ainda uma mediação pedagógica estruturada para um uso crítico dessas ferramentas”, alertou Daniela Costa, coordenadora da pesquisa, à Folha.

O uso da IA começa cedo: 15% dos alunos dos anos iniciais do fundamental usam essas ferramentas, percentual que sobe para 37% nos anos finais. Além da IA, canais de vídeo como YouTube (95%) e TikTok (66%) são quase tão utilizados quanto sites de busca para auxiliar nas tarefas escolares.

“A pesquisa não consegue identificar se os jovens usam a IA como apoio ou se deixam essas ferramentas fazerem toda a tarefa. Sabemos que adolescentes são criativos, por isso precisamos de maior monitoramento”, completou Costa.