70 indígenas se manifestam na Comissão de Direitos Humanos no Senado

Da ONG ISA no Twitter:
#XinguSobPressão! 70 indígenas Kayapó, Panará, Yawalapiti, Munduruku, Ikpeng, Kalapalo, Kawaiwete e Khisetje estão agora na Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal. Com cantos e dança, eles vieram discutir os impactos de obras de infraestrutura no Xingu. Acompanhe!
As 5 TIs mais desmatadas na Amazônia estão no Xingu, e o governo quer construir mais obras por lá! Rodovias, ferrovias, portos e hidrovias ameaçam uma das regiões mais sociodiversas do mundo. Os indígenas estão preocupados e querem ter seus direitos respeitados! #XinguSobPressão
Em um ano, 168 mil hectares foram desmatados na bacia do Xingu. Destes, quase 40 mil hectares tombaram ilegalmente dentro de Áreas Protegidas! Os indígenas vieram a Brasília para exigir respeito e a proteção de seu território.
Alessandra Munduruku exige que o direito à Consulta Livre Prévia e Informada seja respeitado. “O presidente esta decidindo tudo por nós sem consultar os povos indígenas. A consulta não tem que ser só com cacique, tem que ser com todos. Basta de genocídio com nossos povos!”
#XinguSobPressão! 70 indígenas Kayapó, Panará, Yawalapiti, Munduruku, Ikpeng, Kalapalo, Kawaiwete e Khisetje estão agora na Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal. Com cantos e dança, eles vieram discutir os impactos de obras de infraestrutura no Xingu. Acompanhe! pic.twitter.com/K8T91CFrPC
— socioambiental (@socioambiental) March 10, 2020