Apoie o DCM

78,4% já foram vítimas de intolerância religiosa em terreiros no Brasil, diz pesquisa

Altar com imagens de santos quebrados na Casa Pai João da Guiné, em Sumaré (SP)
Foto: Reprodução/Divulgação

Na última sexta-feira (2), um relatório inédito com dados coletados pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras (Renafro) e Saúde e a Ilê Omolu Oxum mostrou que 78,4% dos integrantes de terreiros já foram alvo de violência causada pela intolerância religiosa.

O levantamento, feito entre líderes de 255 terreiros de matriz africana espalhados Brasil, indica que dentre os pais e mães de santo consultados pela pesquisa, 91,76% afirmam já terem ouvido relatos de adeptos que sofreram algum tipo de preconceito por conta de sua religião.

Segundo a pesquisa, 57,65% dos casos aconteceram longe dos olhos das lideranças, e 68,63% dos representantes de terreiros não conhecem delegacias ou locais preparados para combater essa discriminação. 45,5% não conhecem a extensão do acolhimento via Disque-Denúncia.

O documento completo será repartido pelas entidades hoje e amanhã com advogados, estudantes de direito e juristas, para começar uma iniciativa online de capacitação para o combate à intolerância via Judiciário.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link