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8. Certificados ambientais ainda não convencem brasileiros

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verde1Foram sete anos de trabalho, uma série de adequações e 30 mil reais de despesas até que, em 2003, Wagner Alves enfim conseguiu um selo verde para a fábrica de bateria de carros em Minas Gerais da qual é gestor ambiental.

O objetivo era apresentar um produto diferenciado, preocupado com o meio ambiente, mas ele admite que, apesar do investimento, o consumidor final acaba não percebendo a diferença.

Certificações ambientais como a obtida por Wagner surgiram no Brasil no fim da década de 1980, com a finalidade de educar as pessoas a darem mais valor à forma de produção da mercadoria.

O selo foi criado por organizações independentes e também ligadas ao governo, que faziam a análise das empresas e as selavam como “limpas” ou não.

O método é o mesmo até hoje, mas o problema é que a maior parte da população não observa o detalhe. O selo geralmente vem na embalagem e ocupa um espaço pequeno, de menos de 3 centímetros.

“Foram muitas fases e adequações. E ainda somos monitorados”, conta Wagner. “Mas se você chega numa loja, você não pergunta se ela é ambientalmente correta. Você quer o mais barato e vai embora.”

O selo obtido por ele foi o ISO 9001, dirigido à linha de produção e que atesta que a indústria tem uma uniformidade naquilo que faz e entrega ao comprador. O próximo passo é conseguir o ISO 14001, com mais ênfase ambiental.

“Estamos nos preparando para melhorar”, afirma. “[Nossa empresa] já obedece a lei e recicla o chumbo, um dos principais componentes da bateria.”

“Ainda estamos caminhando devagar”, diz Alexandre Sylvio, engenheiro agrônomo e professor universitário, autor do livro Introdução à gestão ambiental, de 2011. “As próprias empresas não fazem campanhas na mídia”.

Segundo Sylvio, os “carimbos sustentáveis” são uma ferramenta de marketing, adotada somente por empresários em situação regular. “Se o empresário tem um problema, ele não vai dizer. Agora, se está tudo certo, ele diz”, comenta.

Para Marco Lentini, presidente da unidade brasileira do Conselho de Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês), emissor de certificados através de parceiros mundo afora, os selos são importantes e geram benefícios para todos.

“No caso de uma certificação como a nossa, uma certificação florestal, quer dizer que se um produto tem alguma coisa de origem florestal, veio de uma floresta que foi bem manejada.”
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