8. Com “Gatsby”, Festival de Cinema de Cannes abre em grande estilo
[titulo id=8]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Devido ao mau tempo, havia muitos guarda-chuvas na estreia de O grande Gatsby. As vicissitudes meteorológicas do cotidiano nem sempre combinam com o glamour da abertura do Festival de Cannes, o mais importante festival de cinema do mundo, que teve início nesta quarta-feira (15/05) com a apresentação do filme estrelado por Leonardo DiCaprio.
O grande Gatsby retrata festas e riqueza, o sonho da felicidade material, fama e dinheiro, em suma, os encantos superficiais do mundo. Isso combina com Cannes.
E o cinema? Não foi sempre uma grande máquina de sonhos? Sendo assim, os organizadores não puderam encontraram filme melhor que O grande Gatsby para abrir o festival.
Após a estreia do filme, uma imensa tenda foi palco da festa de abertura. A distribuidora americana Warner Bros. convidou e 600 vips vieram. Uma festa de 1 milhão de euros, organizada para um círculo fechado da alta sociedade cinematográfica.
Mesmo assim, o gala da abertura não deve ter se equiparado aos excessos festivos mostrados anteriormente na tela.
O grande Gatsby, romance de 200 páginas escrito por F. Scott Fitzgerald, é considerado um clássico moderno da literatura. É também um livro sobre o amor, mas principalmente sobre as festas do “sonho americano”.
O livro conta a história de um jovem misterioso, que vive com seus milhões numa mansão que mais se parece com um castelo, na costa de Long Island, e promove festas inesquecíveis – também para ganhar o amor de uma mulher que havia cobiçado no passado.
Como esse homem, que é chamado simplesmente de Gatsby, conseguiu chegar a tanto dinheiro permanece um mistério até o final.
Espalham-se boatos sobre suas ligações com o submundo. Em torno dessa figura mítica, Fitzgerald tece uma trama simples sobre a riqueza e o amor, ciúmes e assassinato.
[final]
