8. Hambúrguer criado em laboratório chegará ao mercado em 20 anos
[titulo id=8]
[saibamais leia]
[/saibamais]
A diferença entre a carne moída desenvolvida em laboratório e aquela distribuída em larga escala pelas cadeias de fast food é quase imperceptível. No entanto, o processo de criação do alimento faz dele um artigo de luxo. Segundo pesquisadores envolvidos no projeto, a carne de laboratório chega a custar cerca 300 mil euros, o equivalente a 900 mil reais.
O primeiro hambúrguer criado em laboratório a partir de células-tronco foi degustado em público nesta segunda-feira (05/08). O projeto é de cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda. Segundo os cálculos de Mark Post, biomédico envolvido na pesquisa, essa versão de carne deve estar disponível nas prateleiras de supermercados nos próximos vinte anos – e será uma alternativa para alimentar a crescente população mundial.
Um hambúrguer com milhares de camadas
A equipe de Mark Post trabalhou no experimento ao longo de vários anos. Em um líquido rosa, os pesquisadores produziram tecidos musculares a partir de células musculares de gado. Quando bem cuidadas, as células-tronco do músculo bovino se dividem diversas vezes. É assim que finas camadas de apenas alguns centímetros de comprimento e poucos milésimos de milímetro de espessura são formadas.
Para criar um hambúrguer normal de 140 gramas, os pesquisadores precisaram de cerca de 20 mil dessas camadas. Um pouco de suco de beterraba e açafrão deram a cor certa ao hambúrguer artificial.
No futuro, uma única célula-tronco poderá dar origem a 175 milhões de hambúrgueres, acredita Post. Para isso, o biomédico precisa de laboratórios modernos – e caros –, equipe treinada e uma grande quantidade de energia.
[final]