Apoie o DCM

8 pratos brasileiros que poderiam causar um incidente diplomático

Homem colocando ketchup na pizza. Foto: ilustração

A culinária brasileira é criativa, afetiva e cheia de personalidade. Mas, em nome do sabor e da adaptação ao nosso paladar, muitos pratos estrangeiros foram tão transformados que, se fossem servidos em seus países de origem, poderiam gerar até um incidente diplomático gastronômico. Veja 8 exemplos saborosos — e polêmicos:

O sushi com cream cheese, hot roll frito ou recheado com morango, é sucesso no Brasil, mas seria visto como heresia por chefs japoneses tradicionais. O mesmo vale para o nosso estrogonofe com ketchup e batata palha, que lembra pouco o prato russo original feito com creme azedo e cogumelos.

Outro exemplo é a pizza doce, com chocolate, leite condensado e morango. Em Nápoles, berço da pizza, essa versão poderia ser tratada como uma ofensa à tradição. Já o temaki gigante com doritos e maionese, vendido em fast-foods por aqui, é algo que um japonês talvez nem reconhecesse como parte de sua culinária.

Até o yakisoba brasileiro, com molho espesso, carne bem passada, legumes quase cozidos demais e muito shoyu, é uma variação distante do preparo mais delicado servido na China e no Japão. O mesmo ocorre com o risoto de frango com milho, prato comum em almoços por aqui, mas considerado uma descaracterização por italianos fiéis ao risotto al dente com ingredientes nobres e caldos bem trabalhados.