8. Século XX tem maiores temperaturas em 1,4 mil anos, diz estudo
[titulo id=8]
[saibamais leia]
Unisinos
[/saibamais]
O século 20 teve as maiores médias de temperaturas registradas em 1,4 mil anos, segundo uma pesquisa climática que envolveu 78 cientistas de universidades em 24 países.
O levantamento, divulgado nesta segunda-feira na publicação científica Nature Geoscience, reconstituiu as temperaturas dos últimos 2 mil anos em sete regiões continentais do planeta.
Para mapear as temperaturas no período, os pesquisadores usaram dados de 511 registros regionais – a maioria deles consistia na análise dos anéis de crescimento de árvores.
Amostras de pólen, recifes de coral, núcleos de gelo, estalagmites e sedimentos em lagos e mares, além de registros históricos oficiais, também foram utilizados na pesquisa.
Os cientistas afirmam que o aquecimento global, que começou no fim do século 19, reverteu uma longa tendência de resfriamento em todo o planeta, pontuada por períodos de aquecimento em regiões especificas.
“O mais impressionante sobre o aumento repentino da temperatura média global no século 20 é que ela acontece após uma tendência de resfriamento que durou mais de um milênio”, disse um dos autores do estudo, o professor Steven Phipps, do Centro de Excelência em Ciência Climática da Universidade de New South Wales, na Austrália.
“A pesquisa mostra que em somente um século a Terra reverteu 1,4 mil anos de resfriamento.”
[final]