Apoie o DCM

8. Cientistas desativam cromossomo causador da Síndrome de Down

[titulo id=8]

[saibamais leia]

Ig

[/saibamais]

Uma pesquisa inédita feita na Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, conseguiu desativar o cromossomo causador da Síndrome de Down, em um trabalho feito com células-tronco retiradas da pele de uma garota portadora da síndrome.

No Brasil, a cada 800 nascimentos, uma criança tem Down, síndrome que é causada por uma cópia a mais do cromossomo 21. Na pesquisa liderada por Jeanne Lawrence, esse cromossomo foi isolado e inativado, representando um grande avanço para o desenvolvimento de técnicas de erradicação da síndrome, ainda que a longo prazo. O estudo foi publicado na edição desta semana do periódico científico Nature.

“A pesquisa ainda está em células-tronco. Vai levar no mínimo 10 anos para começarmos a tentar aplicar a técnica em humanos, embora esse prazo seja uma mera suposição. Não é bom criar expectativas que a cura virá em breve, porque não é assim. Requer ainda muita pesquisa”, explica o geneticista brasileiro Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, que elogiou a metodologia usada.

[final]