Apoie o DCM

80% dos gastos militares do Brasil são destinados ao pagamento de pensões e aposentadorias

Aeronaves em porta-aviões americanos: EUA é o país com mais gastos militares / Foto: M. Murat (via DW)

DO PODER 360

Em 2019, os gastos globais com defesa somaram US$ 1,73 trilhão, maior salto registrado em uma década. O investimento no setor aumentou 4% em relação ao ano anterior, segundo levantamento divulgado pelo IISS (em inglês, Instituto Internacional de Estudos Estratégicos) na 6ª feira.

“Os gastos aumentaram enquanto as economias se recuperam dos efeitos da crise financeira, mas também foram motivados pelas acentuadas percepções de ameaças”, disse o chefe do IISS, John Chipman, durante o lançamento do relatório anual na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Tanto os Estados Unidos quanto a China aumentaram seus gastos em 6,6%. No ano passado, os norte-americanos investiram 4 vezes mais em compras de armamentos e pesquisa e desenvolvimento do que a soma de todos os países europeus.

(…)

Dos 15 países que mais investiram em defesa em 2019, apenas a Itália (12º) trocou de posição com a Austrália (13º). Depois de EUA e China, aparecem Arábia Saudita, Rússia, Índia, Reino Unido, França, Japão, Alemanha e Coreia do Sul.

O Brasil se manteve na 11ª posição do ranking, com US$ 27,5 bilhões gastos. A diferença, porém, é que 80% do orçamento brasileiro é destinado aos gastos com pessoal, que também inclui pensões e aposentadorias. Os investimentos militares continuam em 1 patamar baixo no país.