81 cidades estão com risco de falta de oxigênio no Brasil
Do Valor

Imagem: Divulgação/Samuel Ramos/ Unsplash
Um levantamento realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) mostra que 81 municípios brasileiros têm previsão de desabastecimento de oxigênio suplementar para pacientes com covid-19. A pesquisa foi feita na última sexta-feira, dia 19.
Enquanto há municípios que já vivem uma situação de falta do insumo, outros preveem desabastecimento em prazos de até duas semanas. Todos relatam dificuldades na compra de oxigênio, por falta do produto ou pelo forte aumento de preços.
Relato da secretaria municipal de Saúde de Rio Branco, por exemplo, informa que desde o fim de fevereiro tem tentado adquirir novas cargas de oxigênio, mas a empresa que opera na capital do Acre não tem insumo para entrega e em outros fornecedores o valor cobrado tem sido muito alto.
Muitos municípios têm recorrido a vizinhos ou às capitais para atender a demanda local. É o caso de Barra e de Entre Rios, ambos na Bahia. O primeiro relatou que enfrenta dificuldades no abastecimento e pediu ajuda ao município de Feira de Santana e Salvador para conseguir o insumo. (…)