84% dos casos de covid-19 na cidade de SP não foram registrados, diz pesquisa

Da Exame.
Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estimam que cerca de 1,5 milhão de adultos já foram infectados na cidade de São Paulo pelo novo coronavírus. Na mais nova etapa da pesquisa, que tem como objetivo rastrear a imunidade à covid-19 na capital paulista, o grupo encontrou presença de anticorpos em 17,9% das amostras coletadas na capital paulista.
O valor de infectados é seis vezes superior ao oficial divulgado pela prefeitura. De acordo com o último boletim, divulgado nesta segunda-feira, a capital paulista tem 246.730 casos confirmados e 10.187 mortes causadas pela covid-19. Considerando a estimativa da pesquisa, portanto, pelo menos 84% dos casos não teriam sido oficialmente notificados.
A taxa de prevalência é superior a de outro inquérito sorológico, realizado pela prefeitura de São Paulo. O estudo desenvolvido pelo município está na terceira fase e estima que 1,32 milhão de pessoas foram infectadas pelo coronavírus, com a taxa 11,1%.
Segundo os pesquisadores, o estudo também não teria indicado sinais de que a doença está se propagando de forma acelerada na cidade. Isso porque o resultado de pessoas com presença de anticorpos é semelhante ao de etapas anteriores.
O estudo, com apoio do Instituto Semeia e participação de profissionais do Laboratório Fleury e do Ibope Inteligência, está atualmente na fase 3 e fez exames em 1.470 moradores com mais de 18 anos da cidade. As amostras foram colhidas em residências de 115 setores censitários, em áreas classificadas por faixa de renda e espalhadas por todas as regiões de São Paulo, entre os dias 20 e 29 de julho.
(…)