9. Alemanha quer 1 milhão de carros elétricos até 2020
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Dos 43 milhões de carros que circulam hoje na Alemanha, apenas 7 mil são elétricos. Mas o governo garante que, até 2020, eles serão um milhão – um objetivo, segundo especialistas, difícil de ser alcançado, mas que a chanceler federal Angela Merkel reiterou nesta segunda-feira ser possível.
Merkel participou, em Berlim, de uma conferência sobre o futuro dos automóveis elétricos na Alemanha.
Nela, reafirmou que o país “tem boas chances” de alcançar a meta, mas disse ser necessária uma “cooperação abrangente” entre governo e montadoras.
Para os consumidores convencionais na Alemanha, os carros elétricos ainda trazem muitas desvantagens: a autonomia é limitada, existem apenas cerca de 2 mil estações de recarga públicas no país, e nem todo mundo pode recarregar o veículo na garagem de casa.
Além disso, o preço é alto. Um carro elétrico custa aproximadamente 50% mais que um veículo com motor de combustão.
Para a Associação da Indústria Automotiva Alemã, o fato de os carros serem menos vendidos hoje em dia tem a ver com a falta de uma oferta ampla e mais convincente.
Mas isso vai mudar drasticamente nos próximos anos. Até o final de 2014, haverá uma oferta de 16 fabricantes de veículos alemães, além de vários carros elétricos de fabricação estrangeira.
A Alemanha vai conceder cerca de 700 milhões de euros em incentivos fiscais para a promoção da mobilidade elétrica até 2015.
Além disso, está previsto abatimento de imposto para carros elétricos.
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