9. O legado de David Beckham
[titulo id=9]
[saibamais leia]
[/saibamais]
O jogador britânico David Beckham, de 38 anos, que anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do futebol profissional, sai de cena consagrado como um melhores de sua geração.
Seu valor é comprovado por passagens nos maiores clubes do mundo. Críticos podem apontar algumas de suas limitações, mas Beckham é um dos poucos que pode se gabar de ter jogado no Manchester United, Real Madrid, Milan e Paris St-Germain – este último onde decidiu terminar sua carreira.
Com tal currículo, não há dúvida de que, embora frequentemente sob a mira de fotógrafos e acompanhado de estrelas do showbiz, como sua esposa, a ex-Spice Girl Victoria, Beckham seja um dos maiores craques do futebol mundial dos últimos tempos.
O ponto de partida da carreira se deu há quase duas décadas, quando o garoto Beckham marcou um gol incrível da linha do meio-campo contra o Wimbledon no estádio Selhurst Park.
O feito ocorreu na abertura da temporada do campeonato inglês de 1996/1997. A carreira duradoura e o rosto conhecido mundo afora transformaram a decisão do jogador em manchete no mundo inteiro nesta quinta-feira.
A fascinação pelo craque permanece forte. As homenagens praticamente imediatas de todas as áreas da comunidade futebolística refletem a manignitude da contribuição de Beckham para o esporte.
Beckham sempre enfatizou que, apesar de levar um estilo de vida digno de uma celebridade internacional, o futebol era o que, em última instância, realmente lhe interessava.
Beckham ganhou pelo Manchester United seis títulos da liga inglesa, duas Copas da Inglaterra e, principalmente, a Liga dos Campeões da UEFA.
Beckham deixou o Manchester United pelo Real Madrid quando sua relação com o treinador Alex Ferguson começou a definhar, especialmente após o episódio em que o jogador se feriu – e teve de levar cinco pontos no supercílio.
Na ocasião, Fergusou atirou um par de chuteiras no rosto de Beckham após a derrota do time para o Arsenal na Copa da Inglaterra em fevereiro de 2003.
A saída não causou grandes abalos na carreira do astro do futebol inglês. Além de levantar o troféu da liga francesa para o PSG, Beckham ganhou os campeonatos espanhol e americano.
[final]