Apoie o DCM

A ação de Chico Buarque contra Ratinho por fake news sobre a Lei Rounet

O apresentador Ratinho e o cantor Chico Buarque em montagem de duas fotos, ambos sérios
O apresentador Ratinho e o cantor Chico Buarque – Reprodução

A 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que o apresentador Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho, seja citado em ação movida pelo cantor Chico Buarque. A decisão exige que o apresentador cumpra a ordem de retratação por declarações feitas na rádio Massa FM ou apresente provas de que o artista teria recebido recursos públicos da Lei Rouanet ou de gestões do Partido dos Trabalhadores. Com informações do blog de Ancelmo Gois no jornal O Globo.

Além de Ratinho, também são réus no processo o jornalista Thiago Asmar, conhecido como “Pilhado” e a vereadora Samantha Cavalca (PL-PI) de Teresina. A ação foi protocolada após declarações atribuídas ao trio, que relacionaram a atuação política de Chico Buarque a suposto favorecimento por meio de recursos públicos, informação negada pelo cantor nos autos.

Segundo o processo, os comentários ocorreram após a participação de Chico Buarque, em setembro de 2025, em manifestação contrária à proposta de emenda constitucional conhecida como “PEC da Blindagem”. A Justiça já tentou citar Ratinho anteriormente em endereço no Paraná, sem sucesso. Agora, a nova tentativa de citação será feita em São Paulo. O cantor também pede indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil de cada réu.