Apoie o DCM

A brasileira reconhecida pela ONU por criar sistema que transforma água suja em potável

A jovem brasileira Anna Luísa Beserra

A jovem brasileira Anna Luísa Beserra recebeu reconhecimento internacional da ONU por criar um sistema inovador que transforma a água de cisternas em água potável. O projeto, chamado Aqualuz, utiliza apenas energia solar para purificar a água, dispensando o uso de produtos químicos como o cloro. A ideia surgiu após Anna observar as condições precárias de armazenamento de água em comunidades rurais do Nordeste, onde a água da chuva é armazenada, mas muitas vezes não é segura para consumo.

O Aqualuz se destaca pela sua simplicidade e viabilidade em áreas com infraestrutura limitada. Utilizando a radiação solar para eliminar microrganismos da água, o sistema foi projetado para ser de baixo custo, fácil manutenção e alta durabilidade, com capacidade de purificação suficiente para atender o consumo diário de uma família. O reconhecimento da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, destaca o impacto social e ambiental da tecnologia, que já está sendo implementada em comunidades do semiárido brasileiro.

A implementação do Aqualuz inclui a capacitação das comunidades locais para a instalação e manutenção dos sistemas, promovendo autonomia e participação ativa no processo. Desde o prêmio, o projeto ganhou visibilidade e facilitou parcerias institucionais para expandir o uso da tecnologia em outras regiões do Brasil, ajudando a milhões de pessoas a terem acesso a água potável de forma sustentável e sem custos elevados.