Apoie o DCM

A calça jeans mais cara da história que ganhou até exposição em museu

A calça jeans da Levi’s usada por Kurt Cobain. Foto: Divulgação

Em 2023, a calça jeans da Levi’s usada por Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, durante o icônico videoclipe de “Heart-Shaped Box”, foi leiloada por impressionantes US$ 412.750 (mais de R$ 2 milhões, na época da venda), tornando-se o jeans mais caro da história.

A peça, símbolo da moda grunge dos anos 1990, agora está exposta no museu The Vault, localizado em São Francisco, EUA, que reúne itens históricos da marca Levi’s, incluindo peças usadas por figuras como Freddie Mercury, Beyoncé e Elton John.

O jeans de Cobain, que ficou marcado como um símbolo do estilo despojado e rebelde do grunge, foi visto em várias aparições públicas do músico, muitas vezes ao lado de sua esposa, Courtney Love. Este estilo se tornou um grito de inconformismo, com roupas aparentemente “desleixadas” que desafiavam as convenções da moda mainstream.

O leilão da calça em 2023 foi um marco, e agora a peça integra a exposição Amped: Ícones da Música em Denim Levi’s, no museu The Vault, celebrando a conexão da Levi’s com a música e a cultura. A mostra também exibe peças históricas como os jeans usados por Justin Timberlake e Britney Spears no American Music Awards de 2001.