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A cidade brasileira que proibiu carros e virou exemplo de mobilidade com bicicletas

‘Bicitáxis’ são triciclos adaptados para locomoção no Afuá. Foto: Fabrício Motta

No coração da Ilha do Marajó, o município de Afuá (PA) desafia convenções urbanísticas ao proibir veículos motorizados desde 2002. Conhecida como “Veneza Marajoara”, a cidade de 40 mil habitantes é totalmente construída sobre palafitas e cortada por canais, onde bicicletas são o único meio de transporte autorizado. “Em menos de 10 minutos, estou no meu trabalho. Isso é qualidade de vida”, relata a professora Maíra Yonara Silva de Moura, 38 anos, moradora local, ao Terra.

Aprender a pedalar em Afuá é tão natural quanto aprender a andar. Crianças como Homero, filho de Maíra, começam a usar bicicletas a partir dos 4 anos e circulam livremente pelas ruas estreitas. “Não há engarrafamento nem acidentes graves”, destaca a professora. A cidade desenvolveu sistemas adaptados para serviços essenciais: “bicilâncias” (bicicletas-ambulância), patrulhas policiais sobre duas rodas e até táxis não motorizados.

A major Adriana Coutinho da Cunha, da Polícia Militar, explica os desafios: “O grande obstáculo é a agilidade em atendimentos emergenciais em pontos distantes”. Para áreas ribeirinhas, a PM utiliza embarcações. As ocorrências mais comuns incluem perturbação de sossego e crimes contra vulneráveis em comunidades isoladas.

Acessível apenas por barcos (2 horas de Macapá) ou aviões pequenos, Afuá preserva um estilo de vida único no Brasil. Mesmo com avanços tecnológicos, crianças ainda brincam nas praças e ruas, exemplificando como mobilidade sustentável pode moldar comunidades mais seguras e humanizadas.