A cidade que quer restringir uso de celular a duas horas por dia

A cidade de Toyoake, no centro do Japão, propôs uma norma para que moradores limitem o uso de celulares a duas horas diárias fora do trabalho ou escola. A regulamentação, que não prevê penalidades, tem como objetivo “prevenir o uso excessivo de dispositivos que cause problemas de saúde física e mental, incluindo distúrbios do sono”, segundo o prefeito Masafumi Koki.
O rascunho orienta que estudantes do ensino fundamental evitem celulares após as 21h, e os do ensino médio após as 22h. A proposta, porém, gerou reações negativas nas redes sociais. “Entendo a intenção, mas o limite de duas horas é impossível”, escreveu um usuário. “Em duas horas não consigo ler um livro ou ver um filme”, afirmou outro.
Diante das críticas, o prefeito esclareceu que o limite não é obrigatório e que a norma “reconhece que os smartphones são úteis e indispensáveis”. A proposta será votada na próxima semana e, se aprovada, vigorará a partir de outubro.
Esta não é a primeira iniciativa do tipo no Japão. Em 2020, a região de Kagawa aprovou norma similar para videogames. Uma pesquisa nacional de 2023 mostrou que jovens japoneses passam em média cinco horas diárias conectados.
