A epidemia que fez centenas de pessoas dançarem por três meses sem parar

A chamada Epidemia da Dança ocorreu em 1518, em Estrasburgo, na Alsácia, região da atual França que fazia parte do Sacro Império Romano. Segundo relatos históricos, entre 50 e 400 pessoas passaram a dançar nas ruas entre julho e setembro daquele ano.
O episódio teria começado quando uma mulher começou a dançar de forma intensa em público. Outras pessoas aderiram ao comportamento nos dias seguintes, até que a situação mobilizou médicos, autoridades locais e religiosos. Há relatos posteriores de mortes, mas esses números não são confirmados por fontes do período.
As causas seguem em debate. Entre as hipóteses estão intoxicação alimentar por fungos, como o ergot, e um distúrbio coletivo provocado por estresse social. O historiador John Waller, autor de um livro sobre o caso, associa o episódio às dificuldades vividas pela população da região naquele período.
