Apoie o DCM

A estratégia “ousada” do advogado de Daniel Silveira para soltá-lo

O bolsonarista Daniel Silveira. Foto: reprodução

O advogado Paulo Faria, que defende o ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira, está intensificando seus esforços para conseguir a progressão de regime de seu cliente, contestando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Faria alega que já se passaram 81 dias além do prazo legal para que Silveira deixe o regime fechado e cumpra o restante da pena fora do presídio, e para alcançar seu objetivo, decidiu chamar a atenção de Moraes por meio da insistência.

O defensor do bolsonarista adotou a estratégia de enviar diariamente requerimentos ao gabinete do ministro, atualizando os dias que considera excedidos. “Quero apenas que o ministro siga o que determina a lei”, afirma Faria. Segundo o cálculo do advogado, Silveira reduziu sua pena em 36 dias por meio de remição: 12 dias por leitura de livros, 10 por assistir a cursos e 14 por trabalho.

“Consta no e-doc 172, inserido em 10/05/2024, que o requerente cumpriu 24% da pena, em um total de 25% (2 anos, 1 mês e 14 dias), para alcançar a progressão de regime, totalizando, na referida data, 775 dias. Hoje (ontem), em 18/07/2024, o requerente está há 45 dias preso além do prazo legal determinado pelo relator”, argumentou o advogado em ofício enviado na última quinta-feira (18).

Além disso, ele afirma que Silveira mantém bom comportamento e sua conduta interna foi avaliada como “ÓTIMA” pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. “Inexistem óbices legais para a progressão de regime a que tem direito”, conclui Faria, pedindo a homologação da progressão.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link