A fábrica chinesa de carros elétricos com área equivalente a 73 Maracanãs

A BYD abriu as portas de seu complexo industrial em Zhengzhou, na China, para mais de 250 jornalistas e influenciadores internacionais. A fábrica, que ocupa uma área de 10,67 km², equivalente a 73 estádios do Maracanã, é um símbolo do gigantismo e da ambição chinesa no setor de veículos elétricos. Stella Li, vice-presidente executiva do grupo, admitiu que o propósito da visita era “impressionar” o mundo.
O complexo emprega 57 mil pessoas e alcança níveis de automação superiores a 98%. A empresa produz internamente 70% dos componentes de seus carros, desde motores e baterias até sistemas de ar-condicionado. As linhas de produção são flexíveis, capazes de montar até 12 modelos diferentes simultaneamente utilizando cerca de 2.000 robôs de soldagem, segundo Tatiana Schibuola, do Uol, que foi uma das convidadas.
Este poderio industrial é resultado de maciços investimentos governamentais. De 2009 a 2023, a China injetou mais de US$ 230 bilhões em subsídios para veículos elétricos. Como resultado, o país se tornou o maior exportador mundial de automóveis em 2023, abrigando 46 montadoras dedicadas a elétricos – mais do que qualquer outro país.
A BYD, fundada em 1994 como fabricante de baterias, lidera esta transformação. Em 2024, a empresa ultrapassou a Tesla em volume de produção de elétricos puros, consolidando-se como peça central da estratégia chinesa para dominar o mercado global de mobilidade elétrica.
