Apoie o DCM

A “fruta de ouro” com mais proteína que a banana e alto teor de vitamina C

Murici: a fruta de ouro. Foto: Reprodução

Com sabor adocicado que lembra queijo e coloração amarela marcante, o murici, também conhecido como nance ou fruta de ouro, é tropical típica do Brasil ao México, com maior presença no Nordeste. Apesar do tamanho pequeno, ela surpreende no valor nutricional: concentra cerca de 4% de proteínas, superando frutas populares como a banana, que possui apenas 1,1 g a cada 100 g.

Além das proteínas, 100 g do murici podem conter até 404 mg de vitamina C, quatro vezes mais do que a recomendação diária para adultos. Segundo a nutricionista Anna Vasconcelos, a fruta também é fonte de ferro, vitaminas K, B e possui uso medicinal. “As folhas são utilizadas na fitoterapia contra tosse e têm efeito laxante”, explicou ao Metrópoles.

A nutricionista Gaby Esteves aponta que o murici também contribui para a prevenção de doenças ao conter antioxidantes e compostos bioativos que equilibram a microbiota intestinal e combatem os radicais livres. “Esses nutrientes promovem um sistema imunológico mais forte e uma pele mais firme pela atuação na produção de colágeno”, afirma.

Com alta concentração de fibras, o murici auxilia ainda no funcionamento do intestino. Embora seja nutritivo e versátil, o fruto ainda é pouco cultivado em larga escala no Brasil. É mais comum encontrá-lo em feiras regionais no Norte e Nordeste, sendo consumido in natura ou usado em doces, sucos, licores e receitas funcionais.