A fruta que, mesmo rica em açúcar, previne diabetes

Uma pesquisa publicada no periódico Foods, em agosto, revelou que a manga, apesar de conter em média 32 gramas de açúcar, pode melhorar indicadores de saúde em pessoas com pré-diabetes. O estudo acompanhou durante seis meses dois grupos: um consumiu manga fresca diariamente, enquanto outro recebeu barras de granola com baixo teor de açúcar.
Os resultados mostraram que o grupo que incluiu a fruta na dieta apresentou melhor controle da glicemia, maior sensibilidade à insulina e redução da gordura corporal. A pesquisa demonstra que o contexto alimentar geral é mais importante que apenas o teor de açúcar isolado.
A pesquisadora Raedeh Basiri, professora da George Mason University, explicou em comunicado: “Não é apenas o teor de açúcar que importa, mas o contexto alimentar geral”. Açúcares presentes em frutas vêm acompanhados de fibras, vitaminas e nutrientes benéficos, diferentemente de produtos ultraprocessados.
O estudo reforça a importância de priorizar alimentos in natura sobre opções industrializadas, mesmo quando estas aparentam ser mais “leves”. A descoberta desafia noções convencionais sobre consumo de açúcar e diabetes, destacando os benefícios integrais dos alimentos naturais.
