Apoie o DCM

“A história não é feita só por homens e só por brancos”, diz Carol Dartora, primeira vereadora negra de Curitiba

Da Folha:

Carol Dartora

“Vencemos, chegamos, ocupamos. Pela primeira vez, uma mulher negra ocupa este espaço e vamos continuar resistindo”. A voz da vereadora Carol Dartora (PT), 37, ecoou na tarde desta sexta-feira (1º) como manifesto antirracista e em defesa das mulheres, na posse virtual da Câmara Municipal de Curitiba, antes de ela ler o juramento em nome de todos os parlamentares eleitos.

Professora, ela disse à Folha que vai fazer de seu mandato um “lugar de resistência, denúncia e proposição”.

Com votação expressiva, a vereadora, filha de militantes do movimento negro, teve o terceiro maior número de votos para o Legislativo municipal: 8.874. Uma semana depois de ter sido eleita, recebeu por email ataques racistas e homofóbicos. A polícia ainda não identificou os suspeitos.

(…) “Se estamos aqui hoje, para o exercício da vereança, é porque acreditamos que a história não é feita só por homens e só por brancos. Por isso, não pode ser contada só por eles. Se assumimos mais este espaço de poder, é porque acreditamos na força popular, porque temos o entendimento das nossas raízes de resistência e ousadia, como povo que luta diariamente para sobreviver”, afirmou.

(…)