Apoie o DCM

A impressionante taxa de fertilidade de Gaza

Imagens de crianças mortas durante o conflito na Faixa de Gaza têm sido um dos aspectos mais marcantes da atual ofensiva israelense.

Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 400 crianças foram mortas nos últimos ataques. A mídia também mostrou cenas de famílias com muitas crianças, várias das quais ficaram desabrigadas.

Por trás disso, está o fato de Gaza ter uma das populações mais jovens e densas do mundo.
De acordo com o Index Mundi, banco de dados que recolhe informação demográfica por país, 44% da população tem menos de 14 anos e a média de idade no país é de 17, uma das mais baixas do mundo.

“A razão imediata é que a taxa de fertilidade é muito alta em Gaza e tem sido assim há muito tempo. Então a verdadeira questão é: por que as famílias em Gaza têm tantos filhos?”, disse à BBC Jon Pedersen, pesquisador do Instituto de Estudos Demográficos da Noruega, conhecido como Fafo.

A taxa média de filhos por família em Gaza é de 5,5, bastante elevada, mesmo se comparada com países da região: a taxa da Jordânia é 3,3; na Síria, 2,5; e no Líbano, 2,8.

Esta tendência mantém-se mesmo no caso de mulheres com altos níveis de educação, contrariando o que ocorre em todo o mundo.

Saiba Mais: bbc