Apoie o DCM

A indireta de Fux para Gilmar no julgamento da trama golpista

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Gilmar Mendes. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Luiz Fux lançou uma indireta ao colega Gilmar Mendes durante o julgamento do núcleo 4 da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar nomes, ele afirmou que “há ministros que não participam dos julgamentos da Turma”, em referência ao decano, com quem trocou farpas na semana passada.

O comentário foi feito enquanto Fux justificava por que, em sua visão, o caso não deveria ser julgado pela Turma, mas sim pelo plenário. A provocação ocorreu poucos dias após o embate público entre os dois. Na ocasião, Gilmar criticou a postura de Fux no julgamento que absolveu Jair Bolsonaro, e ouviu como resposta que não poderia opinar por não integrar a Turma responsável pelo caso.

Agora, Fux retomou o assunto de forma velada, dizendo que manifestações “fora dos autos” violam a Lei Orgânica da Magistratura e diminuem a importância do plenário. O magistrado abriu divergência em relação ao relator, Alexandre de Moraes, e defendeu a anulação da ação contra o núcleo 4 da trama golpista.

Gilmar detonou Fux nos bastidores na semana passada. Os dois se desentenderam durante o intervalo de uma sessão plenária e o decano disse que o colega é uma “figura lamentável” e sugeriu que ele fizesse “um tratamento de terapia para se livrar da Lava Jato”.