Apoie o DCM

A inflacão média de Dilma comparada com a de FHC e a de Lula

Do estadão:

Comparação feita em primeiros mandatos mostra os 6,41% deste governo abaixo dos 6,65% de Lula e dos 7,39% de FHC; sempre prestes a estourar a meta oficial, merece palmas e confetes?

Esta comparação é repisada por aqui e tende a ser alardeada por apoiadores e detratores do governo à exaustão. Mas os dados são teimosos e nós também: Dilma tem, sim, a inflação média em 12 meses mais baixa desde o Plano Real, na comparação fria com números dos primeiros 4 anos de Lula e FHC.

– E daí?

– Vai para o trono ou não vai?

Foi difícil conquistar este carimbo de aprovação para seus eleitores. Durante um semestre inteiro (entre junho e novembro) a alta média dos preços no Brasil ficou acima dos 6,50% – a mesma dureza foi persistente em quatro anos, vamos combinar, e com alguns preços congelados. E foi só apenas em dezembro que o IPCA convergiu para abaixo da cordinha. Cordinha, essa, tomada como meta por este governo, cujo objetivo formal, não podemos esquecer, é fazer a inflação dançar em ritmo bem mais baixo, na altura dos 4,5%.

Mas isso não ocorre desde meados do governo Lula – e lá se vão uns 6 anos. Na prática, desde então, o teto virou meta – como explica a analista Adriana Molinari, da Tendências Consultoria.

(…)